domingo, 10 de julho de 2016

Euro 2016 - Portugal 1 x 0 França (Final)

Marcha no Marcador
109' - 1x0 (Éder)


1ª Parte
Tal como se esperava, a França entrou em campo determinada em assumir o controlo do jogo, sendo que apesar disso, ao chegar perto do último terço ofensivo o seu jogo era sempre bastante objectivo em termos de rapidez com que pretendiam chegar à baliza. Os seus jogadores mostraram muita mobilidade com Griezmann a cobrir uma grande área do terreno para criar vantagem no meio onde estavam 2 médios franceses para 4 portugueses. Os alas procuravam muito o jogo interior com Evra e Sagna a subirem muito no terreno quando a bola circulava para o seu lado. Portugal não se preocupou em pressionar alto e esperou sempre no seu meio campo defensivo com os avançados a fecharem principalmente o corredor central, com Adrien a ter um papel importante para seguir o médio francês (Matuidi ou Pogba) que descia para vir buscar jogo. Após a saída de Ronaldo, Portugal passou a jogar em 4-3-3 o que fez com que a equipa conseguisse uma maior consistência defensiva no setor médio mas também desceu mais a equipa devido à menor capacidade de pressão no frente. Esta alteração acabou por permitir a Portugal abrir mais o jogo no processo ofensivo e conseguir dessa forma mais espaço para jogar no corredor central (algo que não acontecia em 4-4-2 losango). No geral, ficou clara a superioridade física, em termos de força, da equipa francesa em relação à portuguesa com as bolas divididas a serem ganhas predominantemente pelos franceses.

2ª Parte
Não houve alterações ao intervalo e o jogo pouco mudou desde a 1ª parte. Ambos os treinadores se preocuparam em substituir os jogadores mais desgastados, mantendo a sua equipa com algum potencial ofensivo à medida que o desgaste em ambas as equipas ia aumentando. Notou-se a espaços que a França, a partir de meio da 2ª parte começou a querer pressionar mais alto mas principalmente nas saídas de bola pelo guarda-redes, mantendo sempre várias cautelas defensivas quando não tinha a bola. A substituição que mais marcou Portugal acabou por ser a entrada de Éder que esteve muito bem no seu papel, servindo como jogador de referência no ataque e ganhando várias bolas aéreas e protegendo bolas rasteiras enquanto servia os seus extremos que criaram muito mais perigo nas suas posições de origem.

Prolongamento 
Nestas competições, nos prolongamentos as equipas tendem a ser mais cautelosas e a frescura física das equipas tende a ser muito determinante. A França talvez tenha demorado muito a fazer a 3ª substituição para dar mais frescura à sua equipa. Portugal continuava a ter algumas oportunidades de bolas paradas e acabou mesmo por ser Éder, com um remate de meia distância, a fazer a diferença ao marcar o único golo do jogo. A partir daí, Portugal aumentou a sua consistência defensiva mas manteve sempre aberta a via do contra-ataque o que talvez tenha aumentado a relutância de Didier Deschamps de colocar mais homens na frente de ataque, mesmo já em desvantagem.

Substituições
25' - Entra Ricardo Quaresma para o lugar de Cristiano Ronaldo. Com Ronaldo a sair lesionado, Portugal passa a jogar em 4-3-3 com Quaresma na direita, João Mário na esquerda e Nani na frente com Adrien a jogar a médio centro ao lado de Renato Sanches.
58' - Entra Kingsley Coman para o lugar de Dimitry Payet. Troca direta.
67' - Entra João Moutinho para o lugar de Adrien Silva. Moutinho joga a médio centro descaído para a direita com Renato Sanches a passar para o lado esquerdo do centro do meio campo.
78' - Entra André-Pierre Gignac para o lugar de Olivier Giroud. Troca direta.
79' - Entra Éder para o lugar de Renato Sanches. Nani passa para a direita, Quaresma para a esquerda e Éder fica a jogar como ponta de lança.
109' - Entra Anthony Martial para o lugar de Moussa Sissoko. Martial fica a jogar a extremo esquerdo com Coman a passar para o lado direito.



Cartões Amarelos: Cédric Soares (34'), João Mário (62'), Samuel Umtiti (80'), Raphael Guerreiro (95'), Blaise Matuidi (97'), William Carvalho (98') e Rui Patrício (120'+2).


Sem comentários:

Enviar um comentário