domingo, 13 de julho de 2014

Campeonato do Mundo - Alemanha 1 x 0 Argentina (Final)

Marcha no Marcador
113' - 1x0 (Mario Götze)

1ª Parte
A Alemanha jogou em ataque posicional, tal como veio fazendo durante este mundial, trocando muito bem a bola a toda a largura, nunca deixando os seus jogadores darem-se à pressão dos adversários. Jogaram com o seu bloco alto e pressionaram muito à frente, não dando espaço à Argentina para construir desde o seu setor defensivo. A Argentina defendeu mais recuada, descendo as duas linhas de 4 jogadores (setor defensivo e médio) até à sua área, com ambos os setores sempre muito compactos. Tentaram pressionar os alemães nas transições defensivas mas sem grande sucesso. Tentaram quase sempre sair para o ataque através de contra-ataque ou ataques rápidos, usando sempre que possível a condução de Messi que esteve muito bem posicionalmente, encontrando sempre espaços para receber e progredir com bola. 

2ª Parte
Sabella decide mudar o sistema tático ao intervalo com uma substituição e essa troca acabou por se revelar chave no decorrer desta segunda parte. Ao passar a jogar com um losango no meio campo, a Argentina passou a ter três jogadores na frente a impedir a progressão dos jogadores da Alemanha pelo corredor central e estes passaram a criar muito menos perigo, tendo a sua ação limitada aos corredores laterais. Sendo Höwedes menos ofensivo que Lahm, as opções da Alemanha ficavam bastante reduzidas e mesmo Lahm teve de enfrentar o médio interior mais defensivo da Argentina. Acabou por ser uma reestruturação muito inteligente de Sabella que conseguiu controlar assim grande parte do jogo. Schürrle também acabou por não ter impacto positivo na sua equipa desde o momento que entrou na primeira parte, pois é um jogador mais eficaz a explorar situações de contra-ataque e o posicionamento baixo do bloco da Argentina não lhe deu esse espaço. A Alemanha foi tornando-se mais previsível a atacar quase sempre pelo lado direito e a Argentina ainda conseguiu algumas situações de perigo com dois jogadores frescos na frente e Messi que estiveram sempre prontos para explorar as transições ofensivas.
Prolongamento
Já perto do final do tempo regulamentar, houve duas substituições com a entrada de Gago por Enzo e Götze por Klose, duas trocas diretas para refrescar o meio campo Argentino e o ataque Alemão. Sabella optou também por colocar Palacio na posição dez uma vez que estava mais fresco que Messi para ajudar o seu meio campo no processo defensivo. Um pouco contra a corrente do jogo, a Alemanha acaba por marcar, com uma jogada conduzida na esquerda por Schürrle que avança bem, desequilibrando a linha defensiva da Argentina, o que deu espaço para Götze poder receber sozinho e com muita qualidade, rematar para o golo. A partir daqui o jogou partiu-se e houve a intensidade final característica de quem está a correr atrás do prejuízo. Para prevenir a colocação de um homem extra no ataque por parte da Argentina, Joachim Löw ainda coloca Mertesacker no final do jogo e acabou mesmo por conseguir aguentar a vantagem até ao apito final. 

Substituições
32' - Entra André Schürrle para o lugar de Christoph Kramer. Schürrle ficou como extremo esquerdo e Özil ficou como interior direito com Kramer a sair lesionado.
Int - Entra Kun Agüero para o lugar de Ezequiel Lavezzi. Passam a jogar em 4-4-2 losango com Enzo a interior direito, Biglia a interior esquerdo, Messi na posição dez e Agüero na frente com Higuaín.
78' - Entra Rodrigo Palacio para o lugar de Gonzalo Higuaín. Troca direta.
86' - Entra Fernando Gago para o lugar de Enzo Pérez. Troca direta.
88' - Entra Mario Götze para o lugar de Miroslav Klose. Troca direta.
120' - Entra Per Mertesacker para o lugar de Mesut Özil. Passam a jogar em 5-4-1 com Mertesacker a ser o terceiro central.


Árbitro: Nicola Rizzoli (Itália)

Cartões Amarelos: Bastian Schweinsteiger (29'), Benedikt Höwedes (34'), Javier Mascherano (64') e Kun Agüero (65').

Assistência: 74.738 (Estádio Maracanã)

Clima: Céu limpo (24ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário