domingo, 26 de maio de 2013

Taça de Portugal - Benfica 1 x 2 Vitória de Guimarães (Final)


Marcha no Marcador
30' - 1x0 (Nicolás Gaitán)
79' - 1x1 (Soudani)
81' - 1x2 (Ricardo)

1ª Parte
Como era esperado, o Vitória assumiu uma postura mais cautelosa, defendendo no seu meio campo mas mantendo sempre aberta a possibilidade de contra-ataque, momento em que colocavam vários homens na frente. Os médios André André e Leonel Olímpio tiveram uma missão defensiva muito importante, responsabilizando-se muitas vezes pelos movimentos interiores dos extremos do Benfica. Soudani e Ricardo tinham como missão defensiva acompanhar os laterais adversários de forma a que o Benfica não tivesse superioridade numérica nos corredores laterais. Estrategicamente, isto foi um pormenor importante porque o Benfica ataca sempre preferencialmente pelos corredores laterais, apesar de os extremos, partindo sempre da linha lateral, entrarem muito no corredor central para abrir espaço para a subida do lateral e para conseguir desequilibrar as estruturas defensivas adversárias que, caso contrário, tinham relativa facilidade em lidar com um meio campo de apenas dois jogadores (Matic e Enzo Pérez). Defensivamente o Benfica é muito pressionante, principalmente nas transições defensivas, o que fazia com que o Vitória recorresse muitas vezes a bolas longas, tendo dificuldades em jogar apoiado. Baldé servia muitas vezes de apoio, esperando pela subida/overlap dos extremos de forma a servi-los. Também Addy foi muito importante nas transições, tendo inclusive duas grandes oportunidades para fazer golo.

2ª Parte
Com o Vitória de Guimarães em desvantagem e sem dar mostras de poder mudar o resultado, Rui Vitória coloca Marco Matias como extremo e Ricardo como lateral. Ricardo é um extremo de raiz que já fez alguns jogos esta época como lateral e ia dar um claro pendor ofensivo ao corredor direito. Jorge Jesus responde colocando Urreta no corredor esquerdo. A intenção poderá ter sido colocar um jogador rápido num corredor que poderia ser explorado nas transições devido às previsíveis subidas de Ricardo. Aos 77', Rui Vitória coloca Crivellaro como segundo ponta de lança e dois minutos depois, o próprio Crivellaro assiste Soudani para o golo do empate e dois minutos depois, é Ricardo numa diagonal para o corredor central a rematar para o golo da vitória. A partir daqui, Crivellaro desce no terreno para dar mais consistência defensiva à sua equipa e já perto do final, Rui Vitória fecha as portas em termos defensivos com a entrada de N'Diaye para o meio campo, passando a jogar em 1-4-5-1 com Crivellaro a passar para o corredor esquerdo e Soudani a ficar como ponta de lança. Jorge Jesus pouco podia fazer e apesar de ainda colocar Rodrigo na frente e Aimar no meio campo, já não conseguiu alterar o rumo do jogo.

Substituições
64' - Entra Marco Matias para o lugar de Kanú. Marco Matias fica como extremo direito e Ricardo desce para lateral direito.
70' - Entra Urreta para o lugar de Óscar Cardozo. Urreta fica como extremo esquerdo e Gaitán passa para avançado centro.
77' - Entra Rafael Crivellaro para o lugar de Leonel Olímpio. Passam a jogar em 1-4-4-2 com Tiago a jogar no meio campo com André André e Crivellaro a ficar na frente com Baldé.
83' - Entra Rodrigo para o lugar de Nicolás Gaitán. Troca direta.
87' - Entra Pablo Aimar para o lugar de Enzo Pérez. Troca direta.
92' - Entra Mahamadou N'Diaye para o lugar de Amido Baldé. Passam a jogar em 1-4-5-1 com Soudani como ponta de lança, Crivellaro no lado esquerdo e N'Diaye a fechar o meio campo com André André e Tiago Rodrigues.


Árbitro: Jorge Sousa

Cartões Amarelos: Nemanja Matic (34'), Enzo Pérez (41'), Amido Baldé (71'), David Addy (74') e Eduardo Salvio (84').

Assistência: 36850 (Jamor)

Clima: Céu pouco nublado (18ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário