sábado, 25 de maio de 2013

Champions League - Dortmund 1 x 2 Bayern Munique (Final)


Marcha no Marcador
60' - 0x1 (Mario Mandzukic)
68' - 1x1 (Ilkay Gündogan)
89' - 1x2 (Arjen Robben)

1ª Parte
Ambas as equipas estiveram muito pressionantes nas transições defensivas e isso resultou num grande número de turnovers, com um jogo muito disputado mas sem grandes oportunidades. O Bayern Munique jogou em ataque posicional e teve por isso uma maior percentagem de posse da bola mas acabou por ter menos remates que o Dortmund (apesar de terem tido as melhores oportunidades de golo), que jogou predominantemente em contra-ataque. Ainda assim o realce vai para a ação defensiva da equipa do Dortmund que tentou claramente impedir que os centrais conseguissem prosseguir com bola com Reus e Lewandowski a posicionarem-se sempre de forma a dificultar a ação com bola de Boateng e Dante. Isto fez com que o Bayern Munique tivesse dificuldades em criar desequilíbrios pelo corredor central, com a equipa a também não conseguir desequilibrar pelos corredores laterais graças à grande disponibilidade defensiva dos extremos do Dortmund que ajudaram sempre que foi preciso os respetivos laterais. Por tudo isto, as melhores oportunidades criadas pelo Bayern Munique surgiram de transições ofensivas. Com o decorrer do jogo, começamos a ver Schweinsteiger a surgir em posições mais recuadas para fazer o transporte de bola que muitas vezes é feito pelos centrais, de forma a desequilibrar a estrutura do Dortmund.

2ª Parte
Com o passar dos minutos, o jogo começa a ficar um pouco mais partido e mais disputado. A primeira substituição só surgiu aos 90' o que mostrou que ambos os técnicos estavam satisfeitos com as respetivas equipas e ambos sentiam que dado o equilíbrio do jogo, era bastante provável que o jogo seguisse para prolongamento e quiseram poupar as substituições para esse período. O momento chave foi naturalmente o golo de Robben que aconteceu após ambos os extremos entrarem na zona central e combinarem entre si, usando a sua grande qualidade para 'destruir' a defesa do Dortmund e marcarem o golo da vitória. Jürgen Klopp ainda coloca mais um avançado para os minutos finais (com Hummels a também subir em algumas situações ofensivas) mas não foi suficiente para alterar o rumo do jogo.

Substituições
91' - Entra Julian Schieber para o lugar de Kuba Blaszczykowski. Piszczek passa a fazer todo o corredor direito e o Dortmund passa a jogar com dois pontas de lança, Schieber e Lewandowski.
91' - Entra Nuri Sahin para o lugar de Sven Bender. Troca direta.
91' - Entra Luiz Gustavo para o lugar de Franck Ribéry. Luiz Gustavo fica como médio defensivo ao lado de Javi Martínez, Schweinsteiger sobre para a posição dez e Müller passa para extremo direito.
94' - Entra Mario Gómez para o lugar de Mario Mandzukic. Troca direta.


Árbitro: Nicola Rizzoli (Itália)

Cartões Amarelos: Dante (29'), Franck Ribéry (73') e Kevin Grosskreutz (73').

Assistência: 86298 (Wembley Stadium)                                                                                   

Clima: Céu limpo (14ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário